explicações matemática online
Caros Internautas:

Estamos a transferir os conteúdos do site antigo.

As primeiras aulas do 9.º, 10.º e 11.º anos já estão disponíveis, as restantes serão publicadas nas datas anunciadas.

Agradecemos a vossa paciência.

Para garantir que está a visualizar as páginas mais recentes deve atualizar o seu navegador quando aceder a explicamat.pt


||A nossa visão||Porquê o explicamat?||e-learning||tutor x explicador||empreendedorismo||  
A nossa visão
Pensamos que o apoio ao ensino e concretamente na disciplina de Matemática, pode e tem vantagens em ser facultado via e-learning.

O ensino e apoio escolar à distância traz muita comodidade e motivação aos alunos de hoje, completamente familiarizados com as novas tecnologias.

Sabemos das potencialidades do ensino à distância, da forma cómoda e flexível que proporciona, da capacidade de manusear ferramentas online de visualização 3D, da motivação e interesse que gera nos seus utilizadores mais jovens,...mas sabemos também dos perigos de uma implementação desastrosa e apressada de serviços e-learning, sabemos que as aulas e curso de ensino à distância devem ser pensados e trabalhados para esse fim, sabemos que é um erro transportar cursos presenciais para digital, sem ter cuidado em adaptá-los a esta nova realidade.
Porquê o explicamat?
Porque em Explicamat as explicações online são uma realidade.

Temos profissionais do ensino da Matemática a trabalhar exclusivamente neste projecto, o rigor científico e pedagógico é procurado todos os dias, revemos anualmente todos os conteúdos publicados.

Oferecemos aulas teórica com explicação detalhada da matéria e uma forte componente prática, todas as aulas passarão a ter um mínimo de 5 exercícios práticos também resolvidos em vídeo.

Todas as aulas, Exames Nacionais e Testes Intermédios são disponibilizados de forma gratuita. Um acesso justo e equitativo à disciplina de Matemática, aqui não tem de pagar para obter explicações em vídeo, em explicamat apenas cobramos por serviços personalizados e esclarecimento individual de dúvidas.

Para quem pretende um serviço personalizado, temos explicadores em linha a tirar dúvidas aos alunos,  temos experiência em formação à distância e temos a paixão pelo desafio de ensinar Matemática.

Explicações online são o nosso desafio, todos os dias procuramos melhorar os nossos serviços online, os nossos alunos contam com a dedicação do seu explicador 24 horas por dia. A nossa principal preocupação é esclarecer as suas dúvidas de forma clara e prática na maior brevidade possível, sabemos que precisam do nosso apoio e queremos estar sempre lá na hora solicitada.
e-learning
Informação sobre E-learning:

O Portal Explicamat pretende oferecer um serviço online na área do ensino de matemática. No sentido de facilitar a adesão por parte de pais e alunos é importante esclarecer como funciona o ensino à distância e as suas variantes de comunicação.

O que é o E-learning?

É um modelo de ensino, ensino à distância, no qual professores e alunos desenvolvem a sua actividade educativa através da web recorrendo às novas tecnologias disponíveis. Para existir uma comunicação e interacção entre as partes é necessário recorrer a uma plataforma que a possibilite.

Como se processa a comunicação entre as partes no processo educativo através do e-learning?

À partida, para um bom resultado no ensino à distância, é fundamental que exista uma predisposição do aluno para que se atinja o sucesso. o e-learning trará melhores resultados ao aluno interessado em adquirir conhecimento, motivado e com espírito de auto aprendizagem, por outro lado, este modelo de ensino pode também motivar alunos pouco autodidactas dada a apetência dos jovens para lidar com as novas tecnologias. A seguir mostram-se as diferenças de dois processos de comunicação utilizados no e-learning e disponíveis no site Explicamat.

Comunicação E-learning

O requisito básico necessário para e-learning é apenas um computador com ligação à Internet, a comunicação será suportada por uma plataforma com todas as funcionalidades necessárias à comunicação. Existem outras ferramentas que poderão auxiliar o processo de comunicação (webcam, scaner, impressora, …)

Comunicação Assíncrona

Esta forma de comunicar acontece quando não existe coincidência temporal entre explicador e aluno. O professor disponibiliza os conteúdos a leccionar, lança questões e trabalhos práticos, posteriormente o aluno trabalha esses conteúdos e tenta resolver as sugestões de trabalho, colocando online as suas dúvidas que serão respondidas pelo professor não imediatamente.

Comunicação Síncrona

Ao contrário da comunicação Assíncrona, esta forma de comunicar pressupõe que existe um diálogo directo entre professor e aluno, os dois estão online em simultâneo trocando informação no mesmo instante. Existe uma marcação prévia entre professor e aluno para cada sessão.
tutor x explicador
Explicador - pessoa preparada tecnicamente para abordar, explicar, esclarecer e orientar o aluno na matéria. O explicador caracteriza-se por ser especialista num determinado domínio de actividade e é nesse domínio que orienta o seu explicando.

Tutor - pessoa especializada em orientar, motivar, questionar sobre várias componentes que podem influenciar o aluno. O tutor não dá a resposta mas sim o caminho que o aluno deve percorrer para a encontrar, regra geral é criado um compromisso de objectivos com o tutor que leva os alunos a serem mais organizados e trabalhadores.
empreendedorismo
Ser empreendedor é uma característica importantíssima que cada individuo deveria cultivar e aprender. Os dias de hoje e o futuro da sociedade exige cada vez mais uma abertura ao espírito empreendedor.

Mas afinal o que é uma pessoa empreendedora?

É uma pessoa que, para além da capacidade de pensar, ter ideias e sonhar, tem, acima de tudo, a capacidade de fazer acontecer, de executar as ideias pensadas, de as fazer render, de concretizar.

Um empreendedor está motivado e empenhado até que as suas ideias se concretizem, logo que execute com sucesso os seus projectos jamais se acomoda em torno dele, ou cria novas metas dentro desse mesmo projecto ou muda com vista a executar novas ideias.

O verdadeiro empreendedor quer ver resultados, quer estar no topo, é ambicioso, resistente.

Ser empreendedor é algo que já nasce com as pessoas?

Se é verdade que algumas pessoas têm características naturais propícias ao espírito empreendedor, também é verdade que ser empreendedor não está reservado a quem nasce assim, pelo contrário, quem nasce empreendedor também terá de cultivar e manter esse espírito vivo, caso contrário deixará de o ser.

A resposta à pergunta é claramente, não! Um empreendedor pode nascer a qualquer momento dentro de cada um de nós, não será por obra do espírito santo mas existem variados factores que poderão ter influência:

Um indivíduo pode tornar-se mais empreendedor se vive uma situação de crise. todos temos um bocadinho de empreendedor dentro de nós, se por alguma razão esse bocadinho for bem estimulado poderá crescer e originar grandes projectos empreendedores. As situações de crise podem ser esse estimulante, quando se está "encostado à parede", das duas uma, ou ficamos bloqueados de susto ou damos um grito de revolta, libertando todas as nossas potencialidades, depois é uma questão de organização, trabalho e paciência.

O espírito empreendedor pode surgir por socialização e educação. Desde cedo deve ser incutido nos nossos filhos e alunos um espírito empreendedor.